metropoles.com

Dodge: “Decisão pela extradição de Battisti é perfeitamente possível”

A procuradora-geral da República ressalta que enviar o ex-ativista de volta ao país de origem é uma prerrogativa do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
pgr, raquel dodge
1 de 1 pgr, raquel dodge - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou nesta sexta-feira (14/12) que a decisão pela extradição do italiano Cesare Battisti, cujo decreto foi assinado pelo presidente Michel Temer (MDB), é “perfeitamente possível do ponto de vista constitucional”. Após o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretar a prisão do italiano, Temer decidiu extraditá-lo nesta sexta. Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos nos anos de 1970, está em “local incerto e não sabido” e é considerado foragido.

“Eu requeri ontem a prisão preventiva para fins de extradição e o ministro Luiz Fux a concedeu. Essa (a decisão do presidente Temer) é uma prerrogativa do presidente em exercício do cargo. É perfeitamente possível do ponto de vista constitucional”, disse Raquel Dodge, em evento na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Em manifestação feita pela chefe da PGR em março, dentro do processo de Battisti, Dodge já havia afirmado que o presidente da República poderia rever a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2010 negou extraditar o italiano.

Questionada ainda se a liminar de Fux bastaria para o caso, não sendo obrigatória a análise pelo plenário da Suprema Corte, a chefe da PGR respondeu que a decisão individual do ministro é suficiente. “Para fins de extradição é bastante, porque já houve decisão anterior do STF sobre o assunto”, respondeu.

Em 2009, o STF julgou procedente o pedido de extradição feito pela Itália três anos antes, mas deixou a palavra final para o presidente da República. Foi quando Lula negou entregar Battisti ao país de origem.

Nesta sexta, a defesa de Battisti recorreu da decisão de Fux. Os advogados pediram que o ministro revogue a ordem de prisão contra Battisti ou suspenda até que o plenário decida sobre seu caso. Um último pedido é para que Fux leve o recurso apresentado para o plenário da Corte ainda em 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?