metropoles.com

Dilma diz desconhecer atuação de Lula por propinas da Odebrecht

Em depoimento, a ex-presidente ainda criticou uma questão feita pelo procurador do MPF: “A pergunta do senhor é um absurdo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT
1 de 1 julgamento de Lula no TRE4 – reunião PT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, nessa quinta-feira (25/10/2019), não ter conhecimento de uma suposta atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para favorecer a liberação de uma linha de crédito que teria beneficiado a empreiteira Odebrecht em Angola. Em depoimento à Justiça Federal, a petista chegou a bater boca com um procurador.

“Não. Não tive nenhum conhecimento de nenhuma acusação ou suspeita desse tipo”, disse Dilma, em oitiva onde testemunhou em defesa de Lula, dos ex-ministros Paulo Bernardo e Antônio Palocci, e do empresário Marcelo Odebrecht. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por receber propina da construtora Odebrecht em troca de favores políticos.

De acordo com a acusação, em 2010 a empreiteira prometeu a Lula R$ 64 milhões para ser favorecida em decisões do governo. De acordo com o MPF, o dinheiro teria sido colocado à disposição do Partido dos Trabalhadores (PT).

Bate-boca
Após uma pergunta do procurador Carlos Henrique Martins Lima, que representa o MPF, a ex-presidente subiu o tom. Ele questionou se Dilma teria como afirmar se Paulo Bernardo, ex-ministro do governo Lula e réu no processo, teria recebido o empresário Marcelo Odebrecht a sós em uma reunião nas dependências do Ministério do Planejamento.

“A pergunta do senhor é um absurdo. Como eu posso afirmar alguma coisa se a sua premissa é que ele recebeu a sós? Óbvio que eu não posso afirmar nada. Eu quero registrar seu juiz que a pergunta é um absurdo”, afirmou a petista.

“O senhor me desculpa, mas isso não é sério. Eu não concordo com isso. Estou protestando, quero que os senhor redija isso senhor juiz. É um desrespeito a mim”, declarou Dilma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?