Dias Toffoli é oficialmente eleito presidente do STF
E Luiz Fux, vice. Ao parabenizar os eleitos, Cármen Lúcia desejou que a gestão da dupla ocorra em “período mais calmo”
atualizado
Compartilhar notícia
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, em sessão nesta quarta-feira (8/8), o ministro Dias Toffoli para a Presidência da Corte. O magistrado assume a vaga atualmente ocupada por Cármen Lúcia. Para vice, os membros da última instância do Poder Judiciário designaram Luiz Fux.
Cada um recebeu os votos de todos os outros colegas. A posse ocorrerá no dia 13 de setembro, às 17h. O mandato tem duração de dois anos.
Natural de Marília (SP), Toffoli é ministro do STF desde outubro de 2009. Antes do atual posto, ocupou a chefia da Advocacia-Geral da União (AGU) entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Lula. Hoje, integra a 2ª Turma da mais alta Corte. Além do Supremo, assumirá também a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Já Luiz Fux é carioca e atua como ministro do STF desde março de 2011. Membro da 1ª Turma do STF, ocupa, até o dia 15 de agosto, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao parabenizar os eleitos, a ministra Cármen Lúcia desejou que a gestão da dupla ocorra em um “período mais calmo”.
Já o ministro Dias Toffoli afirmou que “a responsabilidade deste encargo é enorme. Os desafios são gigantescos”. No entanto, para o presidente eleito, a competência da gestão atual facilita o trabalho da próxima.