metropoles.com

Desembargador Siro Darlan é suspeito de soltar presos por propina

Inquérito no STJ investiga denúncias de venda de sentenças pelo magistrado no fórum do Rio de Janeiro por valores de até R$ 50 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELIPE MENEZES/METRÓPOLES
1 de 1 - Foto: FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

Presidente da 7ª Câmara Criminal do Rio, o desembargador Siro Darlan é suspeito de receber propina para soltar presos durante plantões judiciais. Darlan é investigado em inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que apura a venda de sentenças no fórum da capital. As informações são do jornal O Globo.

Em outros dois casos investigados pelo STJ, segundo a reportagem, decisões de Darlan teriam beneficiado detentos. Segundo o Globo, em um dos casos, um detento fez acordo de colaboração premiada onde declarou ter ouvido de outro preso que, segundo um intermediário do magistrado, o valor para a soltura seria, inicialmente, de R$ 120 mil. E que depois de negociações, o valor cairia para menos da metade e poderia ser dividido em duas parcelas.

Além dos inquéritos no STJ, Darlan também é alvo de uma representação na presidência do TJ-RJ, assinada pelos outros quatro desembargadores da 7ª Câmara, e uma investigação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apurar faltas disciplinares.

O desembargador demonstrou surpresa ao receber a notícia sobre o inquérito do STJ em que aparece como investigado, segundo o Globo. “Darlan afirmou que estava a par da reclamação disciplinar instaurada no CNJ a respeito da suspeita de que um suposto intermediário dele teria recebido propina de Abbud. O magistrado declarou ainda não se recordar da ocasião em que concedeu liberdade a Abbud”, diz a publicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?