metropoles.com

Deputado pede afastamento de Deltan ao CNMP: “Precisa ser investigado”

Líder do PSol na Câmara, Ivan Valente, alega que o investigador descumpriu cláusulas estabelecidas pela lei para o cargo de procurador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Deltan Dallagnol
1 de 1 Deltan Dallagnol - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O líder do PSol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), protocolou, na tarde desta segunda-feira (15/07/2019), uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato. No pedido, ele elenca as declarações do procurador feitas em aplicativo de chat reveladas pelo jornal Folha de S. Paulo, em parceria com o site The Intercept Brasil, nas quais ele sugere a um colega de profissão que eles aproveitem da “visibilidade e network” da operação para ganharem dinheiro com palestras.

Na conversas, tornadas públicas no último domingo (14/07/2019), Deltan sugere a Roberto Pozzobon, também membro da força-tarefa, que as esposas de ambos montassem uma empresa para gerenciar palestras deles, já que, como membros do Ministério Público Federal (MPF), eles não podem ser sócios-administradores de empresas.

“Resta evidente que o coordenador da Força Tarefa orientou conscientemente sua esposa como proceder à constituição de empresas ao arrepio da lei. O animus sempre foi o de lucrar com palestras aproveitando a fama que o Procurador adquiriu através da Operação Lava Jato, utilizando a cônjuge com o fito de burlar a lei e seus impedimentos legais”, justifica o parlamentar.

Em outros trechos da conversa, Dallagnol sugere ao ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que ele também fizesse palestras remuneradas. O ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, também recebe conselhos nesse sentido do procurador.

“Essas atividades precisam ser investigadas pelo órgão responsável. Além disso, o Procurador sugere a outra Procuradora palestras remuneradas sobre casos em investigação, demonstrando, claramente, a confusão entre o público e o privado. Em um Estado Democrático de Direito, é inconcebível que lucros e interesses pessoais se confundam com a atividade pública de um representante do Ministério Público Federal”, prossegue.

Com essa argumentação, o deputado pede que seja aberto um procedimento de investigação contra o procurador. O parlamentar inclui, também, a possibilidade de afastamento preventivo de Deltan do cargo que ocupa na força-tarefa.

“Nos termos do art. 74 e seguintes do Regimento Interno do CNMP a instauração de procedimento, com o envio ao Exmo. Corregedor Nacional para que, notificado o Reclamado, nos termos do inc. IV do art. 77, seja instaurado, desde logo, processo administrativo disciplinar, posto que há indícios suficientes de materialidade e autoria da infração, publicando a respectiva portaria e a submissão ao Plenário (art. 77, §2º), e se for o caso, aplicar, inclusive, o afastamento preventivo previsto no art. 77, §1º do RICNMP”, concluiu. Confira o pedido na íntegra:

Petição CNMP by Juliana Barbosa on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?