metropoles.com

Delúbio Soares se entrega à PF em São Paulo, mas ficará na Papuda

Ex-tesoureiro do PT ficará na capital até a 12ª Vara Federal de Curitiba analisar pedido para ele cumprir pena em Brasília. Fachin nega HC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
Delúbio
1 de 1 Delúbio - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares se apresentou, na tarde desta quinta-feira (24/5), à Polícia Federal (PF) em São Paulo, onde deve passar a noite. O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), determinou nesta quarta (23) a prisão do petista. Na tarde desta quinta, autorizou que ele aguarde no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, a definição de onde será cumprida a pena.

Na ordem de prisão, Moro tinha definido que o ex-tesoureiro do PT cumpriria pena no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na capital paranaense. No entanto, a defesa de Delúbio solicitou o cumprimento em Brasília, na Papuda. Segundo o advogado Pedro Paulo Medeiros, o juiz Sérgio Moro concordou nesta tarde que ele permaneça detido na capital federal até que a 12ª Vara Federal de Curitiba aprecie o pedido da defesa.

Habeas corpus é negado
Ainda nesta tarde, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu rejeitar o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-tesoureiro do PT. Relator da Lava Jato na Corte, Fachin negou seguimento ao recurso.

O magistrado expediu também mandados contra Enivaldo Quadrado, Luiz Carlos Casante e Ronan Maria Pinto, condenados na mesma ação.

Entenda
Em março de 2017, o ex-tesoureiro do PT foi condenado por Moro a 5 anos de prisão na investigação da 27ª fase da Lava Jato, que apurou suspeita de fraude em um empréstimo de R$ 12 milhões realizado entre o pecuarista José Carlos Bumlai e o Banco Schahin, em outubro de 2004. Segundo a Polícia Federal, o dinheiro era destinado ao PT.

Após a condenação, os advogados de defesa de Delúbio Soares e o Ministério Público recorreram ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou de 5 para 6 anos a pena do ex-tesoureiro. (Com informações do STF)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?