Deltan reclama por estar sendo “acusado de ser de direita e esquerda”
O procurador afirmou que os comentários são porque ele faz um “trabalho com isenção” e nunca teve viés “político-partidário”
atualizado
Compartilhar notícia
O coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), Deltan Dallagnol, usou as redes sociais para desabafar na noite desse domingo (25/08/2019). Ele afirmou que tem sido “acusado” de ser “de esquerda e de direita ao mesmo tempo”.
Para o procurador da força-tarefa, as acusações só mostram que o trabalho foi feito com “isenção necessária” e que nunca teve viés “político-partidário”. “Minha identificação é com a causa anticorrupção, que é suprapartidária”, declarou.
O comentário foi feito logo após atos em ao menos 19 estados e no Distrito Federal que defenderam a indicação dele à Procuradoria-Geral da República (PGR) e apoiaram o ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, e o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
O coordenador da Lava Jato virou alvo dos noticiários nos últimos dias devido a mensagens publicadas pelo site The Intercept Brasil, em parceria com outros veículos, que mostram uma suposta atuação ilegal de Deltan nas investigações. Os diálogos levaram partidos de esquerda e centro-esquerda, como PT, PCdoB, PSol e PSB, a pedirem o afastamento do procurador.
No último mês, Bolsonaro também atacou o procurador, ao compartilhar uma publicação nas redes sociais em que o chamava de “esquerdista estilo PSol” em resposta a um usuário que pediu a indicação de Deltan à PGR. Neste fim de semana, foi a vez do escritor Olavo de Carvalho, que tem influência sobre os filhos do presidente, criticar o procurador ao compará-lo com o petista José Dirceu, preso por envolvimento em escândalos de corrupção.
“O Dalagnol (sic) é um pouco mais apressado do que o Zé Dirceu. Mal começou a fazer fama de anticorrupto, já começou a apropriar-se da luta anticorrupção para favorecer a mesma facção política que roubou um trilhão de reais do povo brasileiro para ajudar genocidas e narcotraficantes”, escreveu.