metropoles.com

Delator diz que ocultou reforma da Odebrecht em sítio de Atibaia (SP)

O engenheiro civil Emyr Costa contou à PGR que ajudou a forjar um contrato falso para esconder obras na propriedade frequentada por Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
emyr costa odebrecht
1 de 1 emyr costa odebrecht - Foto: Reprodução

O engenheiro civil Emyr Costa contou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que ajudou a forjar um contrato para esconder que a Odebrecht havia executado a reforma do sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia (SP). Responsável pela obra da propriedade rural, o ex-funcionário da empreiteira firmou acordo de delação premiada, conforme informações do G1.

Costa narrou também que adquiriu um cofre para guardar R$ 500 mil repassados, em dinheiro, pela construtora. O objetivo era executar a obra. O sítio está registrado em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios do filho do ex-presidente, Fábio Luis Lula da Silva. Mas os investigadores da Operação Lava Jato afirmam que há indícios de que a propriedade pertenceria ao petista. E mais: a escritura esconde apenas o nome do verdadeiro dono.

Em janeiro, a Polícia Federal pediu ao Ministério Público Federal (MPF) a extensão do prazo para conclusão do inquérito que apura o caso.

O Instituto Lula disse, por meio de nota, que “o sítio não é de propriedade do ex-presidente”. “Seus donos já provaram tanto a propriedade quanto a origem lícita dos recursos que utilizaram na compra do sítio”, defende-se.

Emyr Costa (que atuava como engenheiro da Odebrecht Ambiental) relata que utilizou a verba para pagar, toda semana, a equipe de engenheiros e operários, além dos materiais de construção para a reforma do sítio. O engenheiro detalhou a obra em depoimento de delação premiada com o MPF. Ele é um dos 78 executivos e ex-dirigentes da Odebrecht que firmaram acordo com a PGR, para contar irregularidades cometidas pela empreiteira em troca de eventual redução de pena.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?