metropoles.com

Defesa de Lula se diz surpresa com decisão de Fachin

Pedido de liberdade do ex-presidente, preso desde abril na sede da PF em Curitiba, seria avaliado na próxima terça-feira (26/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SERGIO DUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO
José Roberto Batochio
1 de 1 José Roberto Batochio - Foto: SERGIO DUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO

O criminalista José Roberto Batochio, um dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se disse surpreso com a decisão do ministro Edson Fachin de retirar da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de liberdade do petista, que seria avaliado na próxima terça-feira (26/6).

“É absolutamente surpreendente”, disse Batochio à reportagem no início da noite desta sexta-feira (22/6). O advogado disse ainda que não teve acesso à decisão. Para ele, “dizer que o fato de ter sido negado o trânsito prejudica o pedido não tem cabimento”.

Em sua decisão, assinada nesta sexta, Fachin apontou a “alteração do quadro processual” após a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). “Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo”, escreveu o ministro.

A decisão de Fachin veio após a vice-presidente do TRF-4, Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a possibilidade de recorrer ao STF contra a condenação na Operação Lava Jato. A desembargadora, no entanto, admitiu que o petista impetre recurso especial junto ao Superior Tribunal de Justiça contra a sentença de 12 anos e um mês no caso triplex.

Batochio notou que a rejeição do prosseguimento dos recursos já era algo esperado pela defesa do ex-presidente. Os advogados do petista pretendiam entrar com um agravo já na segunda-feira (25/6). Já a decisão deixa os advogados de Lula, pelo menos por enquanto, sem estratégia sobre os próximos passos. “Esse é um fato absolutamente novo, precisamos saber qual o teor do despacho dele, como isso chegou ao Supremo. A velocidade (da decisão de Fachin) é espantosa, é uma coisa inédita”, disse.

Nota
Na noite desta sexta-feira (22/6), Cristiano Zanin Martins, um dos advogados de Lula, afirmou em nota que “a defesa do ex-presidente recorrerá das decisões proferidas nesta sexta e estranha que o TRF4 tenha analisado a admissibilidade do recurso extraordinário às vésperas do julgamento marcado pela presidência da 2ª Turma do STF para analisar o pedido de liberdade do petista”.

De acordo com ele, “a decisão do TRF4 foi proferida poucas horas após a defesa de Luiz Inácio Lula da Silva ter apresentado à vice-presidência da Corte, em audiência, memorial demonstrando a presença de todos os requisitos para a admissibilidade dos recursos especial e extraordinário interpostos em 23 de abril”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?