metropoles.com

Defesa de Lula recorre de novo ao STF para evitar prisão do petista

Advogados do ex-presidente entraram com reclamação constitucional e afirmam que segunda instância não está exaurida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
stf
1 de 1 stf - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após ter pedido de habeas corpus negado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa do ex-presidente Lula agora recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a prisão do petista. Na noite desta sexta-feira (6/4), os advogados liderados por Cristiano Zanin Martins entraram com uma reclamação constitucional contra a decretação de prisão do político. O pedido foi direcionado ao ministro Marco Aurélio Mello, mas acabou sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Ele, por sua vez, pediu redistribuição do feito.

Na petição, os defensores afirmam que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) descumpriu a Constituição ao determinar o início da execução penal antes do julgamento de todos os recursos possíveis em segundo grau. Para o time de Zanin, a instância só estaria exaurida após a apreciação de embargos aos embargos de declaração negados pelo TRF-4 no dia 26 de março.

Reclamação Lula – STF by Metrópoles on Scribd

“Com efeito, no presente caso, não houve exaurimento da jurisdição daquela Corte Regional, pois (I) o reclamante foi intimado nesta data (6.4.18) no processo eletrônico do Acórdão da Oitava Turma do TRF4 que julgou os embargos declaratórios na sessão de 26.3.18 e (II) em face de tal decisão ainda é constitucional e legalmente permitida a oposição de segundos embargos declaratórios, os quais impedem a execução antecipada da pena e poderão ser opostos até o dia 10.4.18, terça-feira”, diz a petição.

Ainda de acordo com os advogados, “o cenário evidencia um temerário desrespeito à autoridade da Suprema Corte que, no julgamento da medida cautelar nas ADCs 43 e 44, assentou apenas a possibilidade de se executar o título condenatório depois do acórdão condenatório em 2º grau e condicionou tal hipótese à inexistência de recursos dotados de efeito suspensivo à disposição do
acusado”.

O argumento é o mesmo utilizado pela defesa em pedido de habeas corpus negado nesta sexta (6) pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça. Ao indeferi-lo, o magistrado afirmou não ter sido comprovada a tese de que ainda cabiam recursos em segunda instância, pois o próprio TRF-4 expediu ofício constatando o exaurimento de sua atuação no caso.

Prisão
O pedido no STF é mais uma tentativa dos advogados de Lula de impedirem a prisão do petista, decretada pelo juiz Sérgio Moro na quinta (5/4). A defesa contava com o prazo para apresentação de embargos aos embargos declaratórios, mas foi surpreendida com a decisão do TRF-4 de permitir o início da execução da pena.

No despacho que decretou a prisão, Moro deu até as 17h desta sexta-feira (6) para que Lula se apresentasse voluntariamente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Durante a maior parte do dia, o ex-presidente afirmou não ter intenção de se entregar e disse que permaneceria no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). No entanto, com a aproximação do fim do prazo e o indeferimento do habeas corpus no STJ, decidiu iniciar negociações com a PF.

Aliados do petista afirmam que ele pretende se entregar após a realização de missa em homenagem à sua falecida esposa, Marisa Letícia. A celebração está marcada para as 9h30 deste sábado (7), em São Bernardo do Campo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?