metropoles.com

Defesa de Lula pede que delação da J&F não seja enviada a Moro

Segundo advogados, tramitam em Brasília três ações baseadas na colaboração do grupo e cujos beneficiários seriam ex-presidente ou o PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dida Sampaio/Estadão
CCJ/SERGIO MORO
1 de 1 CCJ/SERGIO MORO - Foto: Dida Sampaio/Estadão

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quarta-feira (16/5) ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que trechos das delações de executivos do grupo J&F não sejam remetidas para a 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), comandada pelo juiz Sérgio Moro.

Os advogados alegam que os fatos não têm relação com as investigações da Operação Lava Jato e devem ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília, onde tramitam outros processos envolvendo as delações do grupo J&F.

Em um dos depoimentos da delação, o empresário Joesley Batista disse que tratou assuntos de interesse da JBS com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no âmbito do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em contrapartida, o PT teria recebido contribuições em contas no exterior, que poderiam ter Lula como beneficiário.

“Já se encontram em trâmite, perante a Subseção Judiciária de Brasília, três procedimentos investigatórios oriundos dos termos de colaboração para apurar suposta conta que o Grupo JBS manteria em benefício do Peticionário [Lula] ou do Partido dos Trabalhadores”, argumenta a defesa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?