metropoles.com

Defesa de Lula pede a Fachin acesso a diálogos entre Lava Jato e FBI

Conversas apontam que procuradores da operação, em Curitiba, pediram ajuda do órgão norte-americano sem passar por vias legais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução TVT
Homem com livros ao fundo
1 de 1 Homem com livros ao fundo - Foto: Reprodução TVT

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso às mensagens trocadas entre procuradores de Curitiba e agentes do Departamento Federal de Investigação (FBI) norte-americano, sobre a investigação referente ao apartamento no Guarujá. A solicitação foi feita no curso do processo que analisa a suspeição de integrantes do Ministério Público Federal no Paraná, e que tramita no STF desde agosto de 2019.

O pedido foi protocolado na noite de quarta-feira (1º/7), após a divulgação, por parte dos sites The Intercept Brasil e Agência Pública, de novas trocas de mensagens entre os procuradores da Lava Jato com o órgão de investigação dos Estados Unidos. A solicitação se restringe às conversas realizadas em aparelhos estatais e que dizem respeitos aos atos funcionais praticados pelos procuradores no processo contra Lula. As mensagens foram adquiridas no âmbito da Operação Spoofing e estão com o ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito das Fake News.

Para a defesa, o Estado não pode “impor sigilo a elementos que estão à sua disposição e que podem comprovar a inocência do jurisdicionado ou a nulidade do processo ao qual este último foi submetido – exatamente como se verifica no caso em tela” e que “há indiscutível interesse público no compartilhamento de provas ora postulado sob as mais diversas perspectivas: apurar a verdade real, fazer-se justiça e desnudar a atuação de procuradores da República que atentaram contra o Estado de Direito com sérios reflexos na democracia do país”.

Ilegalidades
“Os novos diálogos desnudados sufragam a necessidade de compartilhamento de prova outrora formulado em sede regimental, eis que, em reforço a tudo o quanto fora descrito e provado na inicial do writ, o material poderá revelar a extensão da atuação ilegal dos procuradores da República nos atos de persecução realizados contra o Paciente”, apontam os advogados na petição.

De acordo com as conversas que foram reveladas, os procuradores pediram ajuda ao FBI para quebrar a criptografia do sistema de pagamentos ilegais da Odebrecht, sem, no entanto, passar pelos canais oficiais de colaboração, definidos em tratados internacionais.

As reportagens também mostram diálogos entre o procurador Vladimir Aras, que deixou a força-tarefa em fevereiro deste ano e é primo do PGR, Augusto Aras, repreendendo o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, pelo fato de ele não ter seguindo o rito correto.

Confira a íntegra do pedido:

130.373 – HC PROCURADORES – Fatos Novos.01.07.2020 Protocolo – Assinado.pdf by Lourenço Flores on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?