metropoles.com

Defesa de Lula enfrentará ações de impugnação com “fundamento da lei”

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, e os candidatos a deputados Kim Kataguiri e Alexandre Frota contestam registro do petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 25/11/2016 FachadasLocal: TSE – TSTFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 25/11/2016 FachadasLocal: TSE – TSTFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, divulgaram na noite desta quarta-feira (15/8), uma nota na qual afirmam que “vão enfrentar com fundamento na lei” os pedidos de impugnação de registro da candidatura do petista à Presidência da República.

“Os advogados do ex-presidente Lula vão enfrentar com fundamento na lei os pedidos de impugnação do registro de sua candidatura presidencial, tanto os já apresentados como os que venham a ser apresentados à Justiça Eleitoral”, diz a nota.

A procuradora-geral eleitoral (e também procuradora-geral da República), Raquel Dodge, decidiu nesta quarta contestar a candidatura ao Palácio do Planalto de Lula. O candidato a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), líder do Movimento Brasil Livre (MBL), e o candidato a deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP), também entraram com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para barrar a participação do líder petista da disputa presidencial.

Em relação à distribuição do processo de registro para o ministro Luís Roberto Barroso, os advogados de Lula informaram não possuírem “qualquer objeção” ao nome do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A manifestação técnica apresentada nesta quarta-feira apenas consignou dúvida em relação à prevenção do ministro Admar Gonzaga, com o único objetivo de evitar eventuais nulidades. O ministro Barroso nunca se pronunciou publicamente sobre o tema”, diz a nota.

A contestação da relatoria com Barroso se deve à questão de “regularidade processual” – os advogados do PT acreditam que o registro deveria ter sido encaminhado diretamente ao ministro Admar Gonzaga, relator de ações do MBL e de Alexandre Frota que pedem a impugnação da candidatura de Lula.

Uma fonte ouvida reservadamente pela reportagem julga contraditório o fato de os pedidos de impugnação de Frota e do MBL terem sido encaminhados a Admar Gonzaga, enquanto o registro de Lula foi para Barroso. Na avaliação de dirigentes petistas, a relatoria com Barroso é “péssima” porque o ministro seria linha-dura e sujeito à influência da opinião pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?