metropoles.com

Defesa de Flávio Bolsonaro pede que STF suspenda caso das “rachadinhas”

A ação está marcada para ir a julgamento na próxima segunda, no Tribunal de Justiça do Rio. Corte decide sobre foro privilegiado do senador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Flávio Bolsonaro
1 de 1 Flávio Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) pediu ao Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (22/1), que suspenda o processo que trata sobre o suposto esquema de “rachadinha”, o qual tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O caso está previsto para ser analisado na  segunda-feira (25/1).

A Justiça do Rio vai definir a quem cabe decidir sobre a situação do foro especial do parlamentar, na investigação do chamado Caso Queiroz, que apura um esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A data marcará a primeira sessão do ano do Órgão Especial do TJRJ. Serão os desembargadores do órgão os responsáveis por decidirem se o processo que investiga Flávio e o seu ex-assessor Fabrício Queiroz voltará para a primeira instância ou permanecerá em segundo grau, como pede a defesa do parlamentar.

Flávio Bolsonaro alega que não deve ser julgado em primeira instância, como vinha ocorrendo desde que o Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou o senador pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O parlamentar requer o foro especial pelo fato de a investigação ser sobre o período em que era deputado estadual na Alerj.

A Justiça fluminense decidiu enviar o processo à segunda instância graças a uma decisão da 3ª Câmara Criminal do TJRJ, ainda em junho de 2020. Ficou entendido que a defesa do senador tinha razão ao alegar que ele não deixou de ser parlamentar, já que terminou o mandato de deputado no fim de 2018 para assumir uma cadeira no Senado em 2019, e por isso tem direito ao foro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?