metropoles.com

Defesa de Bolsonaro quer que TSE não inclua inquérito das fake news em ação

Pedido do PT pedia que a Corte Eleitoral incluísse a investigação no julgamento de cassação de chapa do presidente e do vice Hamilton Mourão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A defesa do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), enviou, nesta sexta-feira (5/6), uma solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o inquérito que investiga a divulgação e o financiamento das fake news, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não seja incluído no processo que analisará a cassação da chapa dele com o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB).

Assinada pela advogada Karina Kufa e endereçado ao ministro Og Fernandes, relator do caso, a manifestação argumenta que “não há relação entre os fatos do inquérito e as investigações na Corte Eleitoral, não havendo justificativa para o compartilhamento de provas”.

Segundo a ação, incluir o inquérito que apura notícias falsas no processo “não acrescenta” em nada “ressaltando, ainda, o princípio da independência das esferas”. O PT protocolou um pedido na Suprema Corte para que fossem juntados às Ações de Investigação Judiciais Eleitorais (Aijes) dados do inquérito que apura ofensas a ministros do STF.

Para a defesa de Bolsonaro, o pedido petista representa um “inconformismo pela derrota no pleito eleitoral de 2018, o que demonstram os reiterados enxertos de conteúdo notadamente irrelevante e desconexo com o que é aqui discutido”.

Defesa de Bolsonaro pede qu… by Gabriela Vinhal on Scribd

Hackers

O TSE vai retomar o julgamento das duas Aijes na próxima terça (9/6). Apresentadas pelos também candidatos naquela eleição Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSol), ambas as ações apontam uso de hackers em grupos de Facebook para beneficiar os dois na campanha presidencial de 2018.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?