metropoles.com

Decisão de Fux tira auxílio-moradia da pauta do STF

Processos que versam sobre o tema seriam julgados nesta quinta-feira (22/3). Ministro remeteu autos à AGU para conciliação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fux-696×506
1 de 1 Fux-696×506 - Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux retirou da pauta do plenário da Corte as ações que tratam do auxílio-moradia a juízes. O julgamento dos processos estava previsto para esta quinta-feira (22/3), mas, com a decisão do ministro, fica suspenso até próxima deliberação.

A determinação é resultado de um pedido em ação proposta pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), uma das cinco que versa sobre o auxílio-moradia. A entidade pleiteava o envio dos autos do processo para a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU) que arbitra conflitos relativos à gestão pública no Brasil.

Na decisão proferida nesta quarta (22), o ministro Luiz Fux defere o pedido, “a fim de que as partes processuais respectivas alcancem solução consensual para a lide nelas versada. Em consequência, retirem-se temporariamente as referidas ações da pauta de julgamentos do plenário deste Supremo Tribunal Federal, até ulterior deliberação nestes autos”.

O auxílio-moradia para juízes e membros do Ministério Público tem sido alvo de polêmica. Garantido a todos os magistrados do país por meio de liminar do ministro Fux, o benefício foi fixado em R$ 4.377,73. Alguns estados, no entanto, pagam valores muito maiores. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, desembargadores receberam mais de R$ 12 mil a título do benefício.

Os juízes e membros do MP alegam que as críticas ao tema fazem parte de campanha de intimidação ao Judiciário, principalmente após a Operação Lava Jato. No último dia 15, juízes federais fizeram uma paralisação de 24 horas em protesto contra o julgamento dos processos no STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?