Danilo Gentili terá que pagar R$ 20 mil a Freixo por danos morais
A decisão da Justiça vem três dias depois do apresentador ter sido condenado a seis meses de prisão por injúria contra Maria do Rosário
atualizado
Compartilhar notícia
O apresentador Danilo Gentili foi condenado pela Justiça a pagar R$ 20 mil ao deputado federal Marcelo Freixo (PSol) por ter cometido ofensa, injúria, difamação e danos morais. O processo é referente a um tweet publicado pelo humorista em que o chama de “seu merda” e o acusa de mandar matar pessoas.
“Pô, Marcelo Freixo. Você é uma farsa mesmo, hein, seu merda. Aproveitando… E seus black blocs? Mataram mais alguém esses dias?”, escreveu o apresentador em 3 de maio de 2017. Na defesa, Danilo alegou liberdade de expressão, mas a Justiça considerou que ele passou dos limites.
“O réu extrapolou a crítica política, utilizando-se se de artifícios ilegais e ilegítimos com o único intuito de prejudicar a reputação do autor, além de incitar ódio entre seus seguidores”, diz um trecho da decisão. “Se a conduta do réu se revelou lícita em algumas das manifestações, eis que amparada em seu direito constitucional, com a progressão e aumento das postagens, utilizando palavras de baixo calão direcionadas ao autor, a sua conduta revelou-se abusiva e violadora do direito constitucional da personalidade”, disse o juiz.
6 meses de prisão
Na quarta-feira (10/4), o humorista foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão por crime de injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A sentença foi confirmada pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo. anilo pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.