metropoles.com

Damares: “Funai vai ficar com a mamãe Damares, e não com papai Moro”

Em tom de brincadeira, ministra fez a declaração durante encontro da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Metrópoles
Brasília (DF), 26/04/2019. A vice-presidente do ICB, Carmen Minuzzi, convida Claudia Meireles para receber o troféu Mulher Destaque 2019. Local: Clube do Exército. Foto: Jacqueline Lisboa/Metróp
1 de 1 Brasília (DF), 26/04/2019. A vice-presidente do ICB, Carmen Minuzzi, convida Claudia Meireles para receber o troféu Mulher Destaque 2019. Local: Clube do Exército. Foto: Jacqueline Lisboa/Metróp - Foto: Jacqueline Lisboa/Metrópoles

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse nesta quarta-feira (08/05/2019) que vai “brigar” para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) permaneça sob seu ministério, em vez de voltar para o Ministério da Justiça, conforme acordo firmado com parlamentares e o governo.

Em tom de brincadeira, Damares deu seu recado durante encontro da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure). Ao lado do ministro da Justiça, Sergio Moro, Damares afirmou que o lugar da Funai é com sua pasta e pediu ajuda de parlamentares para que a mudança não ocorra.

“Hoje é dia de briga. E hoje eu estou brigando com o juiz (sic) Sergio Moro”, disse Damares. “Estou brigando pela Funai, a Funai vai ficar comigo. A Funai não vai para o Ministério da Justiça. E aqui, os parlamentares que estão presentes, eu convoco os parlamentares. A Funai vai ficar com a mamãe Damares, e não com papai Moro. Lugar da Funai é nos Direitos Humanos”, disse a ministra.

Em meio a gargalhadas, Moro respondeu que não pretende lutar pela Funai. A Anajure, onde ocorre o evento, se posiciona como uma instituição de “defesa das liberdades civis fundamentais”, sob as “bases principiológicas do Cristianismo e do seu consectário histórico”.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nessa terça (07/05/2019) que a Funai será devolvida ao Ministério da Justiça, mas somente a área ligada a políticas indigenistas.

A área de demarcação de terras indígenas ficará, ao menos por enquanto, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao Ministério da Agricultura.

As alterações foram acordadas pelo governo com lideranças do centrão e da oposição. Bezzera é o relator da medida provisória que reorganizou a estrutura ministerial do governo. Ele leu seu parecer nessa terça, na comissão mista do Congresso destinada a analisar a medida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?