metropoles.com

Crise em Manaus: Lewandowski autoriza abertura de inquérito contra Pazuello

O ministro da Saúde deverá ser ouvido pela PF no prazo de 5 dias. Pedido de investigação foi formulado pelo procurador-geral, Augusto Aras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
ministro da saúde, eduardo pazuello
1 de 1 ministro da saúde, eduardo pazuello - Foto: Claudio Reis/Especial para o Metrópoles

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (25/1) a abertura de inquérito pedido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de saúde no Amazonas. Com isso, ele passa a ser formalmente investigado na Corte.

Na decisão, Lewandowski mandou a Polícia Federal ouvir Pazuello, no prazo de cinco dias a partir da intimação. A corporação terá 60 dias para concluir o inquérito.

Veja a íntegra do documento:

Lewandowski by Metropoles on Scribd

O envio do caso a Lewandowski foi determinado nesta segunda pela vice-presidente do tribunal, Rosa Weber – que está à frente do Plantão Judiciário do STF durante o recesso.

O pedido de inquérito foi enviado ao Supremo no sábado (23/1) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, com base em uma representação do partido Cidadania e em informações apresentadas pelo próprio ministro Pazuello – além de apuração preliminar da própria PGR.

Após o pedido de abertura de investigação da PGR, o Ministério da Saúde informou que aguarda a notificação oficial para se manifestar.

Caos no Amazonas

Manaus tem vivido dias de caos na saúde pública em decorrência da explosão no número de casos de Covid-19. Na semana passada, chegou a faltar oxigênio nas unidades de saúde, levando à morte pacientes que necessitavam de tratamento hospitalar para a doença.

A estimativa do governo do Amazonas é imunizar 1,5 milhão de pessoas até o fim do primeiro trimestre. O estado tem população de 4,2 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?