metropoles.com

Crescem ações de feminicídio e pedidos de medida protetiva na Justiça

Levantamento do CNJ mostra que tribunais brasileiros receberam enxurrada de ações relacionadas à violência contra a mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
violência contra a mulher
1 de 1 violência contra a mulher - Foto: Divulgação

Os altos índices de casos de violência contra a mulher já mostram os efeitos nos tribunais brasileiros. Levantamento do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que a aplicação de medidas protetivas e processos de feminicídio aumentaram nos últimos anos.

Os processos de feminicídio cresceram 34%. Desde 2016, ano em que esse tipo de crime passou a ser acompanhado pelo CNJ, o número só aumenta. No início, o órgão calculou 3.339 casos na Justiça. Em 2018, foram 4.461.

Na mesma tendência, no ano passado, foram concedidas cerca de 339,2 mil medidas protetivas – alta de 36% em relação ao ano de 2016, quando foram registradas 249,5 mil decisões dessa natureza.

O levantamento do órgão mostra, também, que os tribunais de Justiça tiveram crescimento no número de processos pendentes relativos à violência contra a mulher. Em 2016, havia quase 892 mil ações no aguardo de decisão. Dois anos depois, esse número cresceu 13% e superou a marca de um milhão de casos.

Somente em 2015 o crime passou a ser um qualificador do crime de homicídio e incluído no rol dos crimes hediondos, como estupro, latrocínio e genocídio.

Casos disparam 
Nesta sexta-feira (8/3), o Ligue 180, a central de atendimento à mulher divulgou dados que mostram aumento de ataques às mulheres em 36,8% no primeiro bimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2018. Somente em janeiro e fevereiro, foram recebidas 17.836 queixas.

Os ministros da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e o da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, assinaram um acordo para unificar ações na tentativa de reduzir o índice. Damares classificou os números como “assustadores” e disse que “os casos se tornaram endêmicos no país”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?