metropoles.com

CPI do BNDES aprova pedido para chamar irmãos Joesley e Wesley Batista

A Comissão foi criada para investigar empréstimos concedidos pelo Banco desde 1997

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JBS/Divulgação
wesley-joesley-batista (1)
1 de 1 wesley-joesley-batista (1) - Foto: JBS/Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (18/10), requerimentos para convocar os irmãos Joesley e Wesley Batista para depor, donos do grupo J&F, além do empresário Eike Batista. A CPI foi criada para investigar empréstimos concedidos pelo BNDES desde 1997.

Nos pedidos apresentados pelo relator do colegiado, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), ele justifica a convocação de Joesley e Wesley devido ao fato do grupo J&F ter sido “grande beneficiário de empréstimos obtidos junto ao BNDES e de investimentos realizados pela BNDESPAR”.

“Há conhecimento notório de que o Grupo teria sido um dos maiores beneficiários individuais de recursos do BNDES, em valores superiores a R$ 8 bilhões. As circunstâncias em que as transações ocorreram constitui matéria de grande interesse para esta CPI, sobretudo no que tange ao contraditório, uma vez que até o momento somente se dispõe da versão apresentada pelos representantes do Banco”, diz trecho do requerimento aprovado.

Já para a convocação de Eike Batista, Rocha alega que o grupo EBX, do qual o empresário é presidente, também foi “grande beneficiário” de empréstimos obtidos junto ao BNDES e de investimentos realizados pela BNDESPar, superiores a R$ 10 bilhões, que foram investidos nas empresas MPX, LX e EMX. “Sem contar financiamento da empresa de participações acionárias do BNDES (BNDESPar) à MPX. As circunstâncias em que as transações ocorreram constitui matéria de grande interesse para esta CPI, uma vez que até o momento somente se dispõe da versão apresentada pelos representantes do Banco”, justificou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?