Covid: STF volta a exigir uso de máscara no interior da Corte
A determinação valerá até 22 de junho, mas pode ser prorrogada. A taxa de transmissão na capital está em 1,50
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a exigir o uso de máscara nas dependências da Corte. A determinação será válida, incialmente, até 22 de junho, mas pode ser prorrogada.
A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) anunciou a medida nesta quarta-feira (1/6). O aumento da taxa de casos de Covid-19 no Distrito Federal motivou a mudança no protocolo.
De acordo com a recomendação da portaria, deve-se usar máscaras de proteção facial em ambientes de uso coletivo e nos veículos de transporte de passageiros.
“Ainda que não haja qualquer determinação para a obrigatoriedade da prática, este momento requer atenção e bom senso”, frisa a corte, em nota.
Além da máscara, outros cuidados permanecem altamente recomendados, segundo o STF, como usar álcool em gel, a vacinação, em especial de terceira dose, evitar as aglomerações e, se puder, respeitar o distanciamento.
Situação na capital
O Distrito Federal registrou 2.142 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A taxa de transmissão, segundo a Secretaria de Saúde, permanece em 1,50.
A taxa indica que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 150. Em alta desde o início de maio, a taxa chegou a ter quedas, mas voltou a subir nas últimas semanas.
Desde o início da crise sanitária até às 17h desta terça-feira (31/5), o DF registrou 710.694 casos e 11.691 mortes em decorrência do novo coronavírus.
O Brasil registrou 160 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 110, o que representa queda de 3% em relação ao verificado há 14 dias. O número aponta estabilidade no indicador.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.