metropoles.com

Covid-19: Justiça determina a suspensão de atividades religiosas

Objetivo é evitar aglomerações, que colocam em risco a saúde pública diante do cenário de pandemia no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça determinou, nesta quinta-feira (02/04), a retirada de cultos e atividades religiosas de qualquer natureza da lista de atividades e serviços considerados essenciais – aqueles que mantêm o funcionamento mesmo com as medidas de isolamento por causa do coronavírus.

A intenção é evitar aglomerações, que colocam em risco a saúde pública diante do cenário da pandemia que vive o mundo, com mais de 1 milhão de pessoas infectadas e 51 mil mortos pela Covid-19. Em uma Ação Civil Pública (ACP), o procurador da República Felipe Fritz argumentou que a realização de missas, cultos e semelhantes diverge das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É hora, portanto, de dar à razão e à ciência o peso merecido e necessário, para evitar um dano coletivo de proporções incomensuráveis à saúde individual e coletiva a fim de proteger o próprio sistema de saúde brasileiro, que ameaça entrar em colapso tal como ocorreu na Itália e Espanha, caso as medidas de contenção e isolamento determinadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde não sejam seguidas”, diz trecho da ACP.

A peça também cita que a tecnologia está possibilitando que muitas cerimônias sejam realizadas on-line, em tempo real e a distância, prevenindo o público de qualquer chance de contaminação. O procurador justifica a decisão lembrando fatos desastrosos sobre a propagação da Covid-19, como na Coreia do Sul, onde 60% dos casos estão ligados a uma seita.

O documento projetou o que pode acontecer caso as medidas de prevenção não sejam adotadas, e Felipe Fritz argumenta que milhares de brasileiros correrão risco de vida. Diante disso, o juiz Manoel de Castro Filho concordou com o MPF e declarou: “Não se coaduna com a gravíssima situação de calamidade pública decorrente da pandemia que impõe a reunião de esforços e sacrifícios coordenados do Poder Público e de toda a sociedade brasileira para garantir, a todos, a efetividade dos direitos fundamentais à vida e à saúde”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?