metropoles.com

Corregedor do MPF diz ter arquivado 4 ações contra procuradores

Osvaldo José Barbosa da Silva não deu detalhes das representações, mas afirmou que as decisões foram tomadas por “imprestabilidade da prova”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto / Secom / PGR
MPF
1 de 1 MPF - Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR

Desde o início dos vazamentos de diálogos atribuídos aos integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba e ao ex-juiz e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em 9 de junho, a Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal (MPF) arquivou quatro pedidos de processo contra procuradores federais, por “imprestabilidade da prova” – alegadamente o material divulgado pelo site The Intercept Brasil careceria de comprovação mínima de veracidade.

As informações são do site Uol.

A informação foi dada pelo corregedor-geral do MPF, Osvaldo José Barbosa da Silva, logo depois de um encontro da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com os integrantes da força-tarefa, e imediatamente replicada pelo grupo paranaense.

Em nota, o MPF também reproduziu a declaração de Silva, para quem “nunca houve tentativa tão agressiva de minimizar o Ministério Público”.

Nem o corregedor nem o órgão, contudo, deram detalhes sobre as representações que teriam sido arquivadas.

“Apoio institucional”

No início da noite, logo após a reunião de Dodge com os procuradores do Paraná, que durou pouco menos de quatro horas, a assessoria de imprensa da PGR limitou-se a afirmar que o “encontro de trabalho” foi para “demonstrar apoio institucional e administrativo ao combate à corrupção”. Havia a expectativa de uma manifestação formal e explícita da procuradora-geral em relação ao trabalho do grupo. Ao menos em um primeiro momento, isso não ocorreu.

Embora tímido, esse foi, porém, o meio encontrado por Dodge para reafirmar o alinhamento entre a cúpula do MPF e o trabalho desenvolvido pelos procuradores de Curitiba, mesmo em meio à polêmica que atinge inclusive parte do próprio MPF. Participaram da reunião oito procuradores — Deltan Dallagnol, Júlio Noronha, Roberson Pozzobom, Laura Tessler, Antônio Augusto, Isabel Groba, Antônio Carlos Welter e Paulo Roberto Galvão.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?