metropoles.com

Conselho de Ética arquiva cassação de mandato de João Rodrigues

O deputado foi condenado a 5 anos e 3 meses de reclusão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
joao rodrigues
1 de 1 joao rodrigues - Foto: Reprodução

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (11/7) arquivar o processo de cassação de mandato contra o deputado federal João Rodrigues (PSD). O relator do caso, deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) defendeu a improcedência da denúncia feita por parlamentares da Rede e, por votação unânime, 12 votos favoráveis, a ação foi arquivada.

O deputado João Rodrigues foi condenado a 5 anos e 3 meses de reclusão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A acusação é de fraude e dispensa irregular de licitação para a compra de uma retroescavadeira, em 1999, quando Rodrigues era vice-prefeito de Pinhalzinho (SC) e assumiu a prefeitura interinamente por 30 dias.

O prefeito da época, Darci Fiorini, assumiu ao Conselho de Ética toda a responsabilidade pelos atos, admitiu apenas erros formais e garantiu que todos os procedimentos tinham aval jurídico. Fiorini sequer foi ouvido no processo judicial e nenhuma outra pessoa foi condenada no caso da retroescavadeira de Pinhalzinho. João Rodrigues se disse vítima de “injustiça sem precedentes” e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o imediato julgamento definitivo de sua condenação.

Atualmente, após quatro meses cumprindo pena em regime fechado, mesmo que sua condenação tenha sido por regime semiaberto, o João Rodrigues frequenta a Câmara dos Deputados e exerce as atividades parlamentares. Isso ocorre porque, em junho, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, autorizou o deputado a trabalhar durante o dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?