metropoles.com

Comissão de Ética da Presidência pede esclarecimentos a Pedro Parente

Ex-presidente da Petrobras tem 10 dias para apresentar informações sobre empréstimo feito pela estatal ao Banco JP Morgan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Motta/Estadão Conteúdo
Demissao petrobras Pedro Parente
1 de 1 Demissao petrobras Pedro Parente - Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República enviou um oficio à Petrobras e ao ex-presidente da estatal, Pedro Parente, pedindo explicações sobre reportagens na imprensa que relatam supostas irregularidades no empréstimo feito pela estatal ao Banco JP Morgan. De acordo com o conteúdo das matérias, Parente seria supostamente sócio deste banco.

A solicitação de informações não significa que será aberto um processo para investigar a empresa ou Pedro Parente. A abertura ou o arquivamento do processo depende das respostas apresentadas. Em seguida, o material passará por análise dos conselheiros. O prazo para Parente apresentar esclarecimentos é de 10 dias corridos.

Em outro processo, a comissão decidiu aplicar uma censura ética ao ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Laerte Rimoli. A sanção se refere a uma mensagem publicada em redes sociais, com alusões à palestra comemorativa do Dia da Consciência Negra, proferida pela brasileira atriz Taís Araújo.

Três membros do colegiado consideraram o conteúdo da postagem discriminatório e afrontoso ao Código de Conduta da Alta Administração Federal. Já na avaliação de outros dois conselheiros, a manifestação era humorística, ainda que de mau gosto, mas não caracterizadora de violação ética.

Outro lado
Na época, Rimoli se desculpou com a atriz Taís Araújo e sua família por ter compartilhado post inadequado em sua timeline. Não cabe pedido de revisão ou recurso da decisão.

Já o ex-presidente da EBC disse que respeita a decisão do colegiado, entretanto, na sua avaliação, trata-se de um exagero. De acordo com ele, seus advogados estudam medidas cabíveis para o caso.

No mês passado, um outro processo contra Rímoli, que analisava suposta restrição de cobertura ao assassinato de Marielle Franco, foi arquivado por decisão unânime do colegiado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?