metropoles.com

CNJ: servidores do Judiciário vão poder trabalhar até do exterior

O argumento é que a medida servirá para reduzir a desistência de servidores qualificados nos quadros por falta de flexibilização de locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Delgatti
1 de 1 Delgatti - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (29/10/2019) a alteração no texto da Resolução CNJ n° 227, de 2016, permitindo o teletrabalho internacional de servidores do Judiciário. A mudança também prevê o trabalho à distância em local diverso da sede de jurisdição do tribunal, além de outros pontos.

A prática está prevista na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) desde 2011. As mudanças na resolução foram analisadas pela Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ após as contribuições prestadas pelos tribunais de Justiça dos estados, tribunais regionais federais, tribunais regionais do trabalho, tribunais regionais eleitorais, Conselho da Justiça Federal e Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Um dos principais argumentos para aprovação do teletrabalho internacional foi de que a medida servirá para reduzir a desistência de servidores qualificados nos quadros do Judiciário por falta de flexibilização quanto ao local da execução das atividades. Pelo novo texto, durante esse regime, o servidor não terá direito a pagamento de benefício referente a auxílio-transporte, nem estará sujeito a banco de horas.

A quantidade de servidores em teletrabalho total ou parcial, por unidade, está limitada a 50% de sua lotação e será definida pelo gestor da unidade, desde que não haja prejuízo para o atendimento presencial ao público. De acordo com o relator, tribunais que implantaram o teletrabalho relataram vários pontos positivos da experiência, como economia com a manutenção dos prédios e com equipamentos de informática, além de aumento na produtividade dos servidores, por exemplo.

Veja a íntegra da decisão:

CNJ by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?