metropoles.com

Clarissa Garotinho é condenada a pagar R$ 100 mil para desembargador

A deputada federal terá de pagar indenização por danos morais por ter compartilhado informações veiculadas por seus pais nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luiz Macedo/ Câmara dos Deputados
Clarissa Garotinho
1 de 1 Clarissa Garotinho - Foto: Luiz Macedo/ Câmara dos Deputados

O direito à livre manifestação do pensamento, previsto na Constituição Federal, deve ser compatibilizado com outros direitos, como a imagem e a honra. Este foi o entendimento da juíza Flávia Gonçalves Moraes Alves, 14ª Vara Cível do Fórum da Capital, no Rio de Janeiro, para condenar a deputada federal Clarissa Garotinho ao pagamento de R$ 100 mil, por danos morais, ao desembargador Luiz Zveiter, do Tribunal de Justiça do Estado.

A decisão é da juíza Flávia Gonçalves Moraes Alves, da 14ª Vara Cível do Fórum da Capital. De acordo com os autos, a parlamentar reproduziu em suas redes sociais informações caluniosas e ofensivas veiculadas contra o desembargador na mídia e nas redes sociais por seus pais, Rosinha e Anthony Garotinho, ex-governadores do Rio.

Um dos vídeos questionados por Zveiter na ação, postado em novembro de 2017, afirmava que o magistrado teria caído na “banda podre” dos poderes Executivo e Legislativo do Rio de Janeiro e que, mesmo assim, “continuava intocado”.

“No caso, é patente que a ré extrapolou o exercício do seu direito de crítica, pois questionou a idoneidade do autor, afirmando em rede social que seus atos eram contrários à lei, sem lograr produzir quaisquer provas neste sentido”, afirmou a juíza Flávia.

No processo, a defesa de Clarissa Garotinho alegou que as acusações de Zveiter se referiam aos seus pais e não à ela. O argumento, contudo, não foi aceito pela magistrada.

“A ré, ao veicular determinada notícia ofensiva em suas redes sociais, torna-se responsável pelos danos decorrentes da matéria veiculada”, diz a sentença.

Com a palavra, a defesa de Clarissa Garotinho
A reportagem busca contato com a deputada federal. O espaço está aberto para manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?