CCJ aprova PL que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª região
Projeto cria órgão para atender ao estado de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. Texto ainda precisa passar pela análise do plenário
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22/9), Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Tribunal Regional Federal da 6º Região (TRF-6) para atender ao estado de Minas Gerais, com sede na capital Belo Horizonte. Agora, o texto irá para análise do plenário da Casa Alta.
A proposta, de autoria iniciativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ), prevê que o órgão seja composto por 18 membros. O parecer aprovado pelos senadores que compõem o colegiado foi relatado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), vice-presidente da comissão.
O relator classificou o projeto como “inovador”. “Na medida que não cria nenhuma despesa. Vamos gastar com a 6ª região o mesmo que gastávamos com as 5 regiões, haverá apenas um remanejamento interno para sustentar este novo tribunal. Também não há nenhuma criação de cargo, somente remanejamento”, explicou Anastasia.
A matéria, que ainda carece de aprovação dos senadores em plenário, define ao novo órgão a competência para o julgamento das ações rescisórias e revisões criminais relativas a litígios oriundos do estado de Minas Gerais.
Caberá ao STJ prestar auxílio na digitalização de autos físicos dos processo que, agora, deverão ser transferidos.