metropoles.com

Cármen Lúcia manda TRF-4 soltar condenados em 2ª instância

Decisão da ministra do STF foi tomada após o Supremo deliberar que os réus só podem começar a cumprir pena após esgotados todos os recursos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016
1 de 1 Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que solte todos os réus cujas prisões foram decretadas em razão de condenação em 2ª instância. O pedido foi feito após a Corte mudar a jurisprudência, em favor da derrubada das sentenças nesses casos.

Na decisão, a ministra afirma que o TRF-4 deve analisar “imediatamente” todas as prisões ordenadas. Ela ainda diz que só poderá ser mantido preso quem tiver uma ordem de prisão preventiva.

“Concedo parcialmente a ordem apenas para determinar ao TRF-4 que analise, imediatamente, todas as prisões decretadas por esse Tribunal com base na sua Súmula n. 122 e a coerência delas com o novo entendimento deste Supremo Tribunal, colocando-se em liberdade réu cuja prisão tiver sido decretada pela aplicação da jurisprudência, então prevalecente e agora superada”, diz trecho da decisão.

A decisão de Cármen Lúcia foi tomada nessa quinta-feira (21/11/2019) e enviada nesta sexta-feira (22/11/2019) ao TRF-4. O tribunal, de 2ª instância, é responsável por julgar os recursos da Operação Lava Jato.

No começo do mês, por 6 votos a 5, os ministros do Supremo decidiram impedir o início do cumprimento de penas definidas em 2º grau. Contudo, o entendimento que prevaleceu é que cada caso seja analisado pela juízo competente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?