metropoles.com

Cármen Lúcia manda PGR explicar o que já apurou sobre Bolsonaro no 7/9

A ministra do STF deu prazo de 15 dias para que o órgão apresente sua posição e informe as medidas que tomou sobre o caso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016
1 de 1 Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, no prazo de 15 dias, sobre notícias-crime apresentadas por juristas e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por declarações no 7 de Setembro.

De acordo com a ministra, eventuais apurações preliminares deverão ocorrer no âmbito dos processos de sua relatoria, e não em procedimento interno na PGR.

Cármen Lúcia aponta que, com isso, o controle jurisdicional será exercido pelo Judiciário, já que o Ministério Público, nesse caso, é órgão de acusação cujos atos devem se sujeitar a tal controle.

No feriado de 7 de Setembro, Bolsonaro fez ameaças contra o STF ao falar para apoiadores em Brasília e São Paulo. Ele chegou a dizer que não respeitaria “qualquer decisão” do ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro também xingou o magistrado de “canalha” e pediu sua saída. A fala foi feita diante de cerca de 125 mil pessoas, segundo a polícia militar, que o acompanhavam na Avenida Paulista no dia 7 de setembro.

Após a manifestação de diversas autoridades, e uma repercussão negativa, Bolsonaro divulgou uma carta aberta na qual recuou. Ele declarou respeito às instituições brasileiras e defendeu a harmonia entre os Poderes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?