Carla Zambelli (PSL-SP) protocola pedido de impeachment de Lewandowski
Deputada federal acusa ministro do STF de abuso de poder no episódio em que ele mandou prender advogado durante voo
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) protocolou no Senado Federal, nesta quarta-feira (20/2), um pedido de impeachment contra o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, a parlamentar acusa o magistrado por abuso de autoridade no episódio em que Lewandowski foi abordado pelo advogado Cristiano Caiado de Acioli, durante um voo, não gostou e mandou prendê-lo.
A deputada diz que o ministro, ao “determinar que um técnico judiciário ‘detivesse’ Cristiano Caiado de Acioli”, teria cometido abuso e “se enquadra nas punições da Lei 1.079/1950, pois, quebrando o decoro de seus misteres, cometeu abuso de autoridade, tal como o definem os arts. 3.º e 4.º da Lei 4.898/65”.
Confira:
Petição impeachment Lewando… by on Scribd
Em 4 de outubro de 2018, Cristiano Acioli encontrou com o ministro do Supremo durante um voo. Na ocasião, o advogado começou a filmar Lewandowski ao mesmo tempo em que afirmou que o “Supremo é uma vergonha” e que tinha vergonha de ser brasileiro ao ver a Corte.
O magistrado, por sua vez, indagou: “Vem cá, você quer ser preso?”. Na sequência, Lewandowski, visivelmente irritado com a manifestação do advogado, pediu que um agente da Polícia Federal (PF) prendesse Cristiano.
Assista: