metropoles.com

Capitão Augusto critica decisão do TSE sobre recursos a candidatos negros

O deputado afirmou que a medida é “antidemocrática” e vem “disfarçada de justiça social”. “Não combate o racismo. Pelo contrário”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
Imagem colorida mostra o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), homem branco vestido com uma farda da Polícia Militar, gravata preta e camisa branca - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), homem branco vestido com uma farda da Polícia Militar, gravata preta e camisa branca - Metrópoles - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado federal capitão Augusto (PL-SP) criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aprovou, nessa terça-feira (26/8), a proporcionalidade de recursos e tempo de propaganda em rádio e TV para candidatos negros e brancos. Para ele, a medida é “antidemocrática” e vem “disfarçada de justiça social”.

“Disfarçada de ‘justiça social’, porém, a decisão é eugênica e antidemocrática. O primeiro quesito para um cargo eletivo deve ser o voluntariado. Não é saudável para a democracia, portanto, que metas sejam estabelecidas, separando os candidatos por gênero ou cor da pele”, afirmou o militar.

Pela decisão, 30% do total do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, recebido pelos partidos, devem ser destinados aos candidatos negros. Entre as mulheres, o percentual exigido é de 50%.

“A decisão do TSE não combate o racismo. Pelo contrário. Favorecer um determinado grupo ou raça é justamente a essência do preconceito”, afirmou o capitão Augusto.

No julgamento, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, comemorou o resultado dizendo que “este é um momento muito importante na vida do tribunal e do país”. “Há momentos em que cada um precisa escolher de que lado da história deseja estar”, disse.

Mas, para o deputado, “as belas palavras de Barroso, então, postando-se como defensor da justiça, foram apenas cortina de fumaça”.

“A decisão do tribunal eleitoral não é nada além do cumprimento da agenda progressista, fragmentando a sociedade e tentando criar antagonismo; ignorando o fato que, em nosso país, independente de ascendência ou cor da pele, só temos uma raça: a brasileira”, finalizou.

3 imagens
Capitão Augusto
As urnas eletrônicas serão aperfeiçoadas com sistema de som e vídeos com intérpretes de Libras para deficientes
1 de 3

Ministro Luís Roberto Barroso

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
2 de 3

Capitão Augusto

Arquivo/Câmara dos Deputados
3 de 3

As urnas eletrônicas serão aperfeiçoadas com sistema de som e vídeos com intérpretes de Libras para deficientes

José Cruz/Agência Brasil

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?