metropoles.com

Câmara vai ao STF para suspender buscas em gabinetes de deputados

O órgão quer que a operação da Polícia Federal envolvendo Paulinho da Força e Rejane Dias seja anulada e as provas sejam enviadas à Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/ABr
Paulinho da Força
1 de 1 Paulinho da Força - Foto: Antonio Cruz/ABr

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (28/7), dois pedidos de anulação das buscas realizadas nos gabinetes dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD-SP), conhecido como Paulinho da Força, e Rejane Dias (PT-PI).

No entendimento da Casa, as investigações da Polícia Federal contra os parlamentares e os materiais apreendidos devem ser enviados à Corte.

Veja o documento:

Câmara by Metropoles on Scribd

As duas ações da Câmara foram apresentadas em meio à indefinição sobre qual instância deve decidir sobre buscas e apreensões em gabinetes de deputados e senadores, que têm foro privilegiado.

No entendimento da Câmara, uma busca e apreensão no gabinete de parlamentares “coloca claramente em risco o pleno e regular exercício do mandato”.

Já há no Supremo outros pedidos da Câmara e do Senado para que a Corte fixe um entendimento sobre qual deve ser o trâmite nesses casos. Não há previsão de quando a questão será julgada pelos ministros.

O gabinete do deputado Paulinho da Força foi alvo de buscas no dia 14 de julho, em fase da Operação Lava Jato. O parlamentar é presidente nacional do Solidariedade e suspeito de praticar caixa 2 e lavagem de dinheiro.

Rejane Dias foi alvo de buscas nessa segunda-feira (27/7), como parte de uma operação que mira irregularidades no setor de educação no Piauí. De acordo com a PF, servidores públicos e empresários teriam se associado para superfaturar contratos de transporte escolar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?