metropoles.com

Câmara aprova projeto que acelera progressão de pena para gestantes

Presidiárias grávidas, mães de crianças até 12 anos ou responsáveis por pessoas com deficiência poderão ter prisão domiciliar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
presas
1 de 1 presas - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28/11), o projeto de lei 10.269/2018), que substitui a prisão preventiva por prisão domiciliar para gestantes, mães de crianças até 12 anos ou responsáveis por pessoas com deficiência. A proposta avança sobre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e estabelece critérios para que mulheres nessas condições, já condenadas, possam ser beneficiadas pela progressão mais rápida da pena. O texto, agora, segue para a sanção presidencial.

As presidiárias devem atender a alguns pré-requisitos, como já ter cumprido parte da pena, ser ré primária, não fazer parte de organização criminosa e não ter praticado crime contra os próprios filhos ou dependentes.

A progressão ocorrerá após o cumprimento de 1/8, ou 12,5%, da pena. Hoje, essas mulheres precisam cumprir 1/6 da pena para ter o direito à progressão, em caso de crime comum, ou 2/5 da pena para crimes hediondos.

Segundo a autora da matéria, senadora Simone Tebet (MDB-MS), a proposta visa preservar a família e evitar que o ciclo de criminalidade se perpetue. “Acredito que estas crianças serão melhor assistidas com a presença das mães em casa, em prisão domiciliar. Estas mães, por sua vez, evitarão reincidir no crime”, acredita a parlamentar.

De acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), as mulheres representam cerca de 6% da população carcerária brasileira, com mais de 42,3 mil detentas.

O Brasil é o 4º país que mais prende mulheres no mundo. A maior parte, 68%, está presa por tráfico de drogas. Cerca de 45% dessas mulheres ainda não foram julgadas e o déficit de vagas em presídios femininos é de 15,3 mil.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?