metropoles.com

Câmara aprova criação do TRF-6; impacto pode ser de R$ 21 milhões

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o projeto prevê a criação de 111 cargos, gerando impacto ao orçamento anual do MPU

atualizado

Compartilhar notícia

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
fabio ramalho
1 de 1 fabio ramalho - Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26/8), o texto-base do projeto que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª Região, com sede em Minas Gerais. Agora, matéria segue para o Senado Federal.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o projeto prevê a criação de 111 cargos, gerando impacto de R$ 21 milhões ao orçamento anual do Ministério Público da União (MPU).

O debate girou em torno do custo do projeto. O partido Novo apresentou emenda e, depois, destaque para evitar o aumento de custo com a criação do tribunal.

O projeto conta com forte lobby da bancada mineira na Câmara, sobretudo do deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG e foto em destaque), relator da matéria. Ao ser questionado pelo Metrópoles sobre cargos e custos, o parlamentar disse que não haverá custos e nem novos cargos, pois estes seriam remanejados da Justiça Federal.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), manifestou-se contrário a criação de novo tribunal. O parlamentar, porém, pautou a matéria por ter feito acordo com a bancada no início do ano.

Projeto

De acordo com o projeto, o TRF-6 será um desmembramento do TRF da 1ª Região, que hoje atua em 13 estados – Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins – e no Distrito Federal.

4 imagens
Aglomerações ficaram no passado, agora o trabalho é de casa
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia
Maia
1 de 4

Plenário vazio da Câmara

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
2 de 4

Aglomerações ficaram no passado, agora o trabalho é de casa

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
3 de 4

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Maia

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O projeto resulta da Emenda Constitucional 73/13, que autorizou a criação de tribunais regionais federais sediados em Minas Gerais, Paraná, Bahia e Amazonas.

Cargos

O projeto prevê, segundo a PGR, a criação de 18 cargos de procuradores regionais da República, 57 cargos efetivos – 39 técnicos e 18 analistas -, além de 18 comissionados e 18 funções de confiança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?