Bumlai: “Novo Instituto Lula era surpresa pedida por Marisa Letícia”
Pecuarista presta depoimento por videoconferência na ação em que Lula é acusado de obter benefícios da construtora Odebrecht
atualizado
Compartilhar notícia
O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contou nesta terça-feira (9/5), em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que a ideia de construir nova sede para o Instituto Lula foi da ex-primeira dama Marisa Letícia.
Ele destacou que Dona Marisa não desejava que o marido soubesse, porque faria uma surpresa. As informações são do jornal O Globo. Bumlai presta depoimento por videoconferência na ação em que Lula é acusado de obter benefícios da construtora Odebrecht.
A suposta vantagem recebida pelo petista se refere a uma cobertura vizinha à dele, em São Bernardo do Campo (SP), e um imóvel comprado pela empreiteira na capital paulista, que não foi usado pelo Instituto Lula.
O empresário Marcelo Odebrecht afirmou, em depoimento de delação, que foi procurado pelo advogado Roberto Teixeira e por Bumlai. A dupla teria apresentado ao ex-presidente da empreiteira o imóvel para ser sede do Instituto Lula. Segundo Odebrecht, os dois foram avisados que o dinheiro teria de sair da conta corrente de propina mantida com o PT.Portanto, teriam de obter permissão do ex-ministro Antonio Palocci, que, segundo ele, administrava os valores. O ex-chefe da Fazenda, então, teria acenado positivamente e o prédio foi adquirido por R$ 12,5 milhões pela empresa DAG, uma construtora baiana parceira da Odebrecht.
O Instituto Lula jamais utilizou o prédio. A Odebrecht adquiriu o imóvel da DAG. Marcelo Odebrecht pediu a um dos executivos da Odebrecht Realizações que buscasse outro empreendimento em São Paulo para alocar o Instituto. Mais de 20 imóveis foram visitados, mas nenhum deles foi aprovado pela entidade.