metropoles.com

Bretas absolve Sérgio Côrtes em processo de obstrução à Justiça

Magistrado afirmou que há insuficiência de suporte de probatório para a condenação do ex-secretário de Sérgio Cabral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Ex-secretário de Saúde sérgio côrtes
1 de 1 Ex-secretário de Saúde sérgio côrtes - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

O juiz federal titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, absolveu na sexta-feira (6/5) o ex-secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes num processo que o acusava de obstrução da Justiça. Bretas afirmou que há insuficiência de suporte de probatório para a condenação. Além de Côrtes, foram absolvidos o empresário Miguel Skin e Sergio Vianna Júnior, acusados pelo mesmo delito.

“Não há outro caminho a ser percorrido na análise deste caso, se não reconhecer a insuficiência de suporte probatório para a condenação dos réus por crime de obstrução à investigação de organização criminosa, por terem tentado influenciar os termos da colaboração negociada com o MPF e consertar versões dos fatos a serem apresentadas aos órgãos responsáveis pela investigação”, afirmou o juiz responsável pelos processo da Lava Jato no Rio.

Côrtes, que era secretário durante o governo de Sergio Cabral, preso no Rio, ainda é réu em mais dois processos da Lava Jato. Um processo é sobre desvio de dinheiro na Secretaria de Saúde, no qual é acusado de corrupção ativa e passiva e de formar organização criminosa. Outro processo acusa Côrtes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, além de corrupção e organização criminosa por desvios de dinheiro do governo estadual do Rio e remessa de valores para o exterior para compra de votos de integrantes do Comitê Olímpico Internacional para a escolha do Rio como sede da Olimpíada.

“A defesa de Sérgio Côrtes desde o início afirmava a sua inocência, inexistindo qualquer acerto de versões com o suposto colaborador César Romero, muito menos intuito em obstruir a Justiça, postura essa hoje reconhecida pelo juízo da 7ª vara federal na presente sentença absolutória”, afirmou em nota o advogado de Sérgio Côrtes, Gustavo Teixeira, referindo-se ao ex-subordinado do secretário e delator do esquema de corrupção na Secretaria de Saúde do Rio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?