metropoles.com

Bolsonaro quer indicar Bretas para tribunal superior, dizem assessores

Flávio Bolsonaro, filho do presidente eleito, se reuniu durante duas horas com o juiz da Lava Jato no Rio na semana passada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILTON JUNIOR/ESTADÃO
Marcelo Bretas
1 de 1 Marcelo Bretas - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Interlocutores próximos ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmam que o político pretende indicar o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelas ações em primeira instância relacionadas à Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, para um tribunal superior. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30/11) pelo jornal O Globo.

No entanto, o peesselista ainda não teria decidido se o magistrado iria para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ambas as possibilidades seriam analisadas pelo presidente eleito.

Segundo a reportagem, o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho de Jair Bolsonaro, reuniu-se na semana passada por duas horas com o magistrado. O encontro teria ocorrido no gabinete do juiz, a pedido do próprio Flávio.

“Não tem nada disso, foi apenas um encontro amistoso. Já ouvi essas especulações [sobre as indicações]. Mas, não tratamos sobre o tema”, disse Bretas ao jornal. Oficialmente, segundo assessores, o encontro entre Flávio e Bretas serviu para agradecer o apoio do juiz da Lava Jato “às ideias” de Bolsonaro.

Durante a campanha, o magistrado curtiu algumas publicações do então candidato do PSL nas redes sociais. Ele também parabenizou Bolsonaro logo após sua vitória. “Que Deus o abençoe nessa missão”, escreveu.

“Flávio se colocou à disposição para eventuais sugestões de alterações legislativas”, disse o juiz à reportagem. “Temos um bom relacionamento. Não foi nada demais [o encontro]. Confirmo que foi uma visita de cortesia. Temos vários pontos em comum, como o combate à corrupção”, encerrou.

Indicações de Bolsonaro
O Globo lembra que Bolsonaro poderá indicar ao menos 10 ministros para integrar tribunais superiores brasileiros ao longo do seu mandato. Serão dois para o STF, substituindo o decano da Corte, Celso de Mello, que completa 75 anos em 2020, e o ministro Marco Aurélio Mello, que atingirá a mesma idade, limite para atuar no Supremo, em 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?