metropoles.com

Bolsonaro exalta liberação de assinatura eletrônica: “Grande dia”

Ministros do TSE também decidiram que será necessária uma regulamentação para oficializar a novidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
jair-bolsonaro
1 de 1 jair-bolsonaro - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não perdeu tempo: pouco tempo depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido, na noite desta terça-feira (03/12/2019), que assinaturas eletrônicas poderão ser usadas como apoio de eleitores para a criação de partidos políticos, ele foi ao Twitter comemorar. Em uma imagem ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e sublinhada por um rápido comentário, ele sentenciou: “Grande dia!”.

O placar do TSE favorável às assinaturas eletrônicas foi de quatro votos a três. Era basicamente o que esperavam Jair Bolsonaro e seus aliados, às voltas com a criação da legenda Aliança pelo Brasil.

Sem prazo
No entanto, ainda é cedo para cantar vitória: os ministros da Corte também decidiram que será necessária uma regulamentação para oficializar essa modalidade de coleta de assinaturas – e não há prazo para isso.

Na votação, foram contra a aceitação das assinaturas os ministros Rosa Weber, Edson Fachin e Og Fernandes. A favor, votaram Roberto Barroso, Felipe Salomão, Sérgio Banhos e Tarcísio Vieira.

A decisão final foi fruto de uma participação do ministro Barroso, que votou pela “aceitação da assinatura eletrônica na criação de partidos, desde que haja prévia regulamentação pelo próprio TSE e desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para possibilitar a conferência dessas assinaturas”.

Como não há prazo para essa regulamentação ou verba prevista no orçamento do TSE para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de conferência, restará à Aliança pelo Brasil a coleta de assinaturas de modo tradicional – o físico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?