metropoles.com

Bolsonaro diz a ministros que escolheu Kassio Marques para vaga no STF

Desembargador estava fora da lista de possíveis candidatos e deverá ocupar a cadeira do ministro Celso de Mello, que vai deixar a Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paula Carrubba/Anuário da Justiça
Kassio Nunes
1 de 1 Kassio Nunes - Foto: Paula Carrubba/Anuário da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve escolher o desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), para ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação foi revelada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O Metrópoles apurou que, na manhã desta quarta-feira (30/9), o presidente comunicou a ministros que já tinha definido um magistrado para ocupar a cadeira. O nome de Marques, contudo, causou surpresa.

Marques, que estava fora da lista de possíveis candidatos ao STF, deverá ocupar a vaga do ministro Celso de Mello, que vai deixar a Corte em 13 de outubro.

Celso de Mello tinha aposentadoria compulsória agendada para o dia 1º de novembro, mas comunicou à presidência do STF que antecipará a data. O magistrado deixa a Casa após 31 anos de exercício.

Em novembro, o decano completa 75 anos e, pela regra, é obrigado a deixar a Corte. A aposentadoria do mais antigo integrante do Supremo é rodeada de expectativa, porque ele é o relator do inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal.

Kassio Nunes Marques é natural de Teresina e tem 48 anos. Tornou-se bacharel pela Universidade Federal do Piauí e continuou os estudos em universidades na Espanha, em Portugal e na Itália. É representante do quinto constitucional da advocacia no TRF-1, tribunal que integra desde 2011.

Conterrâneo de Ibaneis Rocha, Kassio Nunes exercia a advocacia antes de ingressar no TRF-1, posto que ocupou a partir da indicação da OAB. Segundo o governador do DF, o magistrado acumula, em quase uma década de tribunal, o respeito dos pares.

“Trata-se de um jurista de temperamento muito afável, conciliador. Ele é respeitado e admirado pelos colegas. Se esta for, de fato, a vontade do presidente, será um nome a somar muito no STF. No direito, diz-se que não se faz campanha para vagas como a de ministro do Supremo, mas quando o convite acontece, não se pode negá-lo.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?