metropoles.com

Bolsonaro autoriza interceptar cartas de presos para apurar crime

A mudança foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU). A nova regra vale para presos condenados ou provisórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2019-03-27 at 13.03.34
1 de 1 WhatsApp Image 2019-03-27 at 13.03.34 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma mudança na Lei de Execução Penal que permite a interceptação de correspondências de presos. O conteúdo poderá ser usado em investigações criminais ou instrução processual. A nova regra vale para presos condenados ou provisórios. O projeto incluiu dois parágrafos no artigo 41, que trata dos direitos dos presos.

A mudança foi publicada nesta terça-feira (26/11/2019) no Diário Oficial da União (DOU). O projeto que deu origem à lei foi apresentado em 2004 pelo ex-senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), já falecido, e foi sancionado sem vetos por Bolsonaro.

Reprodução/DOU

A alteração foi feita por meio de um projeto de lei aprovado em setembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O texto tramitou em caráter conclusivo e por isso seguiu direto para a sanção.

“A correspondência de presos condenados ou provisórios, a ser remetida ou recebida, poderá ser interceptada e analisada para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal, e seu conteúdo será mantido sob sigilo, sob pena de responsabilização penal“, destaca a legislação.

A nova redação ainda determina. “A interceptação e análise da correspondência deverá ser fundada nos requisitos previstos pelo art. 2º da Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996, e comunicada imediatamente ao órgão competente do Poder Judiciário, com as respectivas justificativas”, conclui.

Segundo a lei, a quebra do sigilo da correspondência será comunicada imediatamente ao órgão competente do Poder Judiciário, com as devidas justificativas. O conteúdo será mantido em sigilo, sob pena de responsabilização penal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?