metropoles.com

Barroso suspende processos em todo o país sobre correção do FGTS

Ministro do STF considera que tribunais têm tomado decisões divergentes sobre o assunto, o que poderia resultar em prejuízo ao trabalhador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
1º Turma do Supremo aceita denúncia contra Aécio Neves
1 de 1 1º Turma do Supremo aceita denúncia contra Aécio Neves - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu, nesta sexta-feira (06/09/2019), todos os processos em tramitação nos tribunais do país sobre correção das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação. A decisão tem validade até que o plenário da Corte julgue a questão de forma definitiva. O julgamento está marcado para 12 de dezembro.

Como justificativa, o ministro disse que tribunais têm tomado decisões divergentes sobre o assunto, o que poderia resultar em prejuízo aos trabalhadores.

A correção dos depósitos nas contas do FGTS foi questionada no STF em 2014 pelo partido Solidariedade. Segundo a sigla, a Taxa Referencial (TR) não poderia ser usada, por não refletir a inflação. A ação pede a correção do fundo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação, como forma de proteger o poder aquisitivo dos saldos no FGTS.

Segundo a ação do partido, a correção pela Taxa Referencial viola o direito de propriedade, o direito dos trabalhadores ao fundo e o princípio da moralidade administrativa. Caso o pedido seja aceito pelo plenário do Supremo, serão apuradas perdas de até 88,3% em cada conta do FGTS.

Em parecer, a Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com o uso da TR para as correções, ao considerar que não cabe ao Judiciário estabelecer o índice de correção do fundo. Já a Advocacia-Geral da União (AGU) manifestou-se contra a mudança na correção monetária do fundo. O órgão também usa o mesmo argumento da procuradoria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?