metropoles.com

Barroso sobre Bolsonaro no 7 de Setembro: “Retórica de palanque”

Na abertura da sessão desta quinta-feira, presidente do TSE rebateu declarações de Bolsonaro sobre sistema eleitoral do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luís Roberto Barroso
1 de 1 Luís Roberto Barroso - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (foto em destaque), tratou como “retórica de palanque” o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), durante os atos pró-governo e antidemocráticos realizados nessa terça-feira (7/9).

“Retórica vazia, política de palanque”, disparou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao abrir sessão plenária de julgamento, nesta quinta-feira (9/9).

No discurso, Barroso explicou detalhadamente os conceitos de populismo, extremismo e autoritarismo, e ainda rebateu, uma por uma, as declarações feitas por Bolsonaro sobre o sistema eleitoral do país.

“O populismo vive de arrumar inimigos para seus fiascos, pode ser a imprensa, o comunismo, os tribunais”, disse.

“Já começa a ficar cansativo no Brasil ter que repetidamente desmentir falsidades, para que não sejamos dominados pela pós-verdade, pelos fatos alternativos, para que a repetição da mentira não crie a impressão de que ela se tornou verdade. É muito triste o ponto a que chegamos”, completou o presidente do Tribunal Eleitoral.

Também estiveram presente na sessão os ministros do STF Edson Fachin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes – que foi atacado diretamente pelo presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira.

“A falta de compostura nos envergonha perante o mundo. A marca Brasil sofre nesse momento uma desvalorização global. Não é só o real que está desvalorizando. Somos vítimas de chacota e desprezo mundial”, afirmou ele.

Será lançado nesta quinta-feira Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e o Observatório da Transparência das Eleições (OTE).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?