metropoles.com

Barroso rejeita denúncia de que Nise Yamaguchi foi humilhada na CPI

A notícia-crime foi apresentada de forma anônima e alegava crime de violência psicológica durante depoimento da médica à comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
a médica Nise Yamaguchi em depoimento a cpi covid 19 cloroquina governo bolsonaro
1 de 1 a médica Nise Yamaguchi em depoimento a cpi covid 19 cloroquina governo bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (31/8) uma notícia-crime anônima que alegava que a médica Nise Yamaguchi teria sofrido violência psicológica durante o depoimento à CPI da Covid-19, no começo de junho.

Segundo Barroso, a lei que criou o crime de violência psicológica contra a mulher passou a valer em 28 de julho deste ano e que não pode ser aplicada em fatos que ocorreram antes disso.

Na decisão, o ministro argumentou ainda que as condutas relatadas na denúncia só poderiam ser encaixadas na categoria de crime contra a honra. Porém, isso só poderia ser apurado se a própria ofendida fizesse o requerimento, o que não aconteceu. Logo, ele extinguiu a ação.

Segundo a petição, a denúncia foi feita por telefone na Central de Atendimento da Ouvidoria Nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de forma anônima, e alegava que Yamaguchi teria sido “agredida psicologicamente” pelos senadores.

Defensora da prescrição de cloroquina para tratar pacientes com Covid-19, a médica foi questionada pelos senadores sobre a existência do chamado “gabinete paralelo”, que teria aconselhado o presidente Jair Bolsonaro sobre a gestão da pandemia na contramão das orientações do Ministério da Saúde.

Médico de formação, o senador Otto Alencar confrontou Nise sobre conhecimentos técnicos a respeito de doenças virais. Insatisfeito com as respostas, interrompeu a oncologista: “A senhora não sabe, infelizmente a senhora não sabe nada de infectologia, nem estudou doutora, a senhora foi aleatória mesmo, superficial”, disse.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?