metropoles.com

Barroso pede que Fux decida quem será relator do HC de Wizard

O empresário, apontado como integrante do suposto “gabinete paralelo”, tem depoimento marcado na CPI da Covid para esta quinta e não quer ir

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luís Roberto Barroso
1 de 1 Luís Roberto Barroso - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quarta-feira (16/6) ao presidente da Corte, Luiz Fux, que decida quem será o relator do habeas corpus (HC) impetrado pelo empresário Carlos Wizard. O bilionário quer ser liberado do depoimento na CPI da Covid, marcado para esta quinta-feira (16/6).

Barroso foi sorteado relator do caso. Contudo, outro processo do empresário, em relação à comissão, foi analisado pela ministra Rosa Weber. Por isso, o magistrado pediu que Fux decida se o habeas corpus ficará com ele ou com a magistrada.

“Diante do exposto, encaminhem-se os autos à Presidência para deliberação sobre eventual redistribuição do feito”, diz trecho do despacho de Barroso.

Wizard entrou com o HC no Supremo com objetivo de não comparecer ao depoimento da CPI da Covid, marcado para esta quinta-feira (17/6), sem ser preso. Ele também quer que seja autorizado a participar  da sessão de forma semipresencial (remota), uma vez que está nos Estados Unidos. A informação foi antecipada pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

O empresário quer, ainda, o direito a ficar em silêncio ao ser questionado pelos senadores. O relator do caso não foi sorteado até o momento.

Quebra de sigilo

Mais cedo, a ministra Rosa Weber decidiu manter a decisão da CPI da Covid de pedir a quebra de sigilos telefônico e telemático do empresário. Na decisão, a magistrada afirmou que a possível existência desse ministério paralelo de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é “fato gravíssimo”.

“A eventual existência de um Ministério da Saúde paralelo, desvinculado da estrutura formal da Administração Pública, constitui fato gravíssimo que dificulta o exercício do controle dos atos do Poder Público, a identificação de quem os praticou e a respectiva responsabilização e, como visto, pode ter impactado diretamente no modo de enfrentamento da pandemia”, escreveu a ministra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?