Augusto Aras se reúne com lideranças indígenas do Vale do Javari (AM)
Grupo destacou atuação própria para coibir crimes como a pesca ilegal e pediu maior presença estatal na região
atualizado
Compartilhar notícia
O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniu neste domingo (19/6) com lideranças indígenas do Vale do Javari (AM), local em que o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira foram executados.
Os cinco representantes indígenas pediram ajuda para enfrentar o crime crescente na região e uma maior presença do Estado. Ressaltaram também que têm desempenhado papel de vigilância contra a pesca ilegal e outros delitos no território.
Aras prometeu que, uma vez de volta a Brasília, pretende “mover as instâncias do Estado para a defesa da Amazônia e seus cidadãos, isolados ou não”.
#PGR e a comitiva do MPF no Amazonas se reúne agora com cinco lideranças indígenas que pedem apoio para o enfrentamento dos crimes no Vale do Javari e para que o Estado aumente a presença na região. #direitoshumanos #meioambiente #povostradicionais @PFDC_MPF pic.twitter.com/tkh47RHTez
— MPFederal (@MPF_PGR) June 19, 2022
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o objetivo da agenda é “discutir medidas e ações de restruturação da atuação institucional na região amazônica, bem como ampliar a articulação do MPF com outros órgãos públicos com vistas ao combate à macrocriminalidade e ao enfrentamento de violações aos direitos indígenas, direitos humanos e outros crimes registrados na região”.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.