metropoles.com

Audiência do sítio de Atibaia é suspensa por greve dos caminhoneiros

Segundo Sérgio Moro, há depoimentos marcados para segunda (28), pela manhã e à tarde, mas expediente do tribunal foi suspenso neste dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Sérgio Moro
1 de 1 Sérgio Moro - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Em meio à greve dos caminhoneiros, o juiz federal Sérgio Moro suspendeu audiências da ação penal sobre as reformas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu. O magistrado afirmou: há depoimentos marcados para segunda-feira (28), pela manhã e à tarde, mas a Justiça Federal de Curitiba (PR) cancelou o expediente nesta data devido à greve dos caminhoneiros.

Em despacho, o juiz destacou haver “pauta de reivindicação legítima da respeitável categoria e que deve ser avaliada pelas autoridades competentes”.

“No entanto, o prolongamento excessivo da paralisação e que inclui o questionável bloqueio de rodovias tem gerado sérios problemas para a população em geral, com prejuízos principalmente para o abastecimento de alimentos e de combustíveis nas cidades”, escreveu Moro.

Ele ressaltou também que o “deslocamento entre as cidades e mesmo dentro delas tem sido prejudicado, com afetação dos serviços públicos e inclusive de prestação de Justiça”. “Espera-se que prevaleça o bom senso dos envolvidos, com a normalização da situação e antes que ocorram episódios de violência, mas considerando a incerteza em relação aos próximos dias, é o caso de, por prudência, suspender as audiências do dia 28/05/2018 e, oportunamente, redesigná-las”, concluiu.

O caso envolvendo o sítio resultou na terceira ação contra Lula na Lava Jato. Segundo a acusação, Odebrecht, OAS e Schahin, por meio do pecuarista José Carlos Bumlai, gastaram R$ 1,02 milhão em obras no sítio em troca de contratos com a Petrobras. O imóvel foi comprado no fim de 2010, quando Lula deixava a Presidência da República, pelos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna. O ex-presidente nega ter recebido vantagens indevidas das empreiteiras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?