metropoles.com

Atos antidemocráticos: PF pediu apuração sobre uso de dinheiro público

Relatório aponta que não foi possível aprofundar essas suspeitas porque não houve autorização de busca e apreensão contra a Secom

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A Polícia Federal propôs ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de uma nova investigação para aprofundar as suspeitas de que recursos do governo federal abasteceram grupos envolvidos na realização de ataques à Corte e ao Congresso Nacional. A informação é do jornal O Globo.

As informações constam no relatório parcial sobre o inquérito dos atos antidemocráticos. A Procuradoria-Geral da República (PGR), entretanto, apontou discordâncias com essa hipótese criminal e solicitou o arquivamento da parte da investigação envolvendo políticos com foro privilegiado, sob o argumento de que a PF desviou o foco do objeto inicial do inquérito e ainda não havia encontrado provas de crimes.

A hipótese da PF é que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Palácio do Planalto tenha abastecido com recursos públicos canais bolsonaristas que estimulavam uma intervenção militar e fechamento dos Poderes.

Além disso, a PF aponta que recursos podem ter sido repassados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por meio da contratação de assessores envolvidos nos atos antidemocráticos. Isso porque a PF detectou vínculos de contratação entre manifestantes extremistas e o ministério.

O relatório, assinado pela delegada Denisse Ribeiro, aponta, porém, que não foi possível aprofundar essas suspeitas. Um dos motivos que a delegada cita foi o fato de não ter obtido autorização para busca e apreensão contra pessoas vinculadas à Secom. A medida havia sido solicitada em junho do ano passado, mas teve parecer contrário da PGR.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?