metropoles.com

Atibaia: se STF confirmar pena, Lula ficará mais três anos preso

TRF-4 decidiu aumentar condenação do ex-presidente para 17 anos. Petista precisa cumprir um sexto da pena em regime fechado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode cumprir 2 anos e 9 meses de prisão em regime fechado caso as penas atuais do petista sejam mantidas na última instância. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu, nessa quarta-feira (27/11/2019), aumentar a pena de Lula para 17 anos, 1 mês e 10 dias no caso do sítio de Atibaia.

Assim, a hipótese de o ex-presidente ficar na prisão por mais três anos depende do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte precisa manter a atual pena do petista.

O caso do sítio de Atibaia já foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que definiu pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias. O petista é acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Mas o processo depende de julgamentos no próprio TRF-4. O tribunal ainda pode acatar recursos da defesa de Lula e de tribunais superiores.

Um condenado precisa, na maioria das vezes, cumprir ao menos um sexto da pena em regime fechado para ter direito a regimes mais brandos. Lula passou 580 dias na prisão. 

No cálculo de 2 anos e 9 meses está descontado o tempo em que o ex-presidente ficou preso em Curitiba (PR), na sede da Polícia Federal (PF). Lula foi solto há cerca de um mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?